Comecei cedo.

Em novembro de 1960 participei como ator da inauguração da TV ITAPOAN – Canal 5, em Salvador-BA, então pertencente aos DIÁRIOS ASSOCIADOS, no papel de DORIVAL CAYMMI quando criança, programa que encerrou as atividades do dia inaugural da emissora.

Edson Vander, Sergio Murilo e Tony Carvalho
Edson Vander, Sergio Murilo e Tony Carvalho

Em 1953/1954, estreei no cinema fazendo uma ponta no filme “TEM BOI NA LINHA”, de ALOÍSIO T. DE CARVALHO, estrelado por RONALDO LUPO, ZÉ TRINDADE e ZEZÉ MACEDO, na época áurea das chanchadas.

Continuei no cast da TV Itapoã/BA trabalhando como ator infanto-juvenil, em especial no programa “BICHOS & BRUXAS”, no qual os heróis COELHO, MACACO e JABUTI (eu) lutavam contra os vilões, o URUBU e as BRUXAS, e em outros programas.

Nesse período deixei de usar o nome ANTONIO JOSÉ para usar ANTONIO CARVALHO, a pedido de um dos diretores de TV, FREDERICO SOUZA CASTRO, porque um cantor com o nome de ANTONIO JOSÉ estava sendo lançado. Ele, porém, depois, também mudou de nome. Passou a ser conhecido como TOM ZÉ.

1964: atuei numa ponta no filme “UNA ROSA PER TUTTI” (“UMA ROSA COM AMOR”), com CLÁUDIA CARDINALLI.

1966/1967: Inicio como apresentador de shows e “pocket-shows” em casas noturnas e logo após passo à radiofonia inicialmente com o programa TONY CARVALHO SHOW na rádio METROPOLITANA.

No mesmo período gravo o primeiro compacto duplo em vinil, “SHOWZINHO”, com a participação de LOURDES MARTINS E “THE SPOTS”.

Interpreto as canções TELEFONE (Olavo Santana/Antonio Cirino) e MUNDO IMUNDO (Tony Carvalho/Dario Ricardo). Do mesmo disco constavam PROCURANDO ALGUÉM (Tony Carvalho/Dario Ricardo), interpretada por LOURDES MARTINS, e “TEMA DE THE SPOTS” (Tony Carvalho/Rosauro Zambrano).

Entre 1967/1970, atuei como disc-jóquei (comunicador) e produtor dos programas “STUDIO A” (Rádio METROPOLITANA), “MUSICAL DO TURFE” (rádio METROPOLITANA), “SHOW EM ALTA TENSÃO” (rádio METROPOLITANA) e “PARADA DOS TREMENDÕES” (rádio CONTINENTAL), com WILTON BACELAR.

Atuei ainda, apenas como produtor dos programas “PROGRAMA CELIA MARA” (rádio MAUÁ) e “PROGRAMA ZILÁ FONSECA” (rádio RIO DE JANEIRO).

No período participei como convidado do PROGRAMA EMILINHA BORBA, inserido no PROGRAMA MANOEL BARCELLOS (rádio NACIONAL) e, como jurado, do PROGRAMA FLÁVIO CAVALCANTI (TV TUPI-RIO).

Produzi vários e participei de shows e caravanas artísticas, especialmente viajando pelo Estado com as “CARAVANAS DO PAULO MORENO”, ocasiões em que me apresentei ao lado de CLARA NUNES, EMILINHA BORBA, SÉRGIO MURILO, ROBERT LIVI, ADRIANA, CYRO AGUIAR, OSWALDO NUNES, EVALDO BRAGA, ROBERTO RIBEIRO e muitos outros.

Em 1970, meu primeiro sucesso como compositor “GAROTINHA” (Tony Carvalho/Álvaro Castilho), gravada, dentre outros, por “THE POP’S”, JOSÉ ROBERTO e THE FLINSTONES. Música disponível na aba de Músicas do site.

Colunista da REVISTA AGITO RIO.

Debatedor de programas radiofônicos, especialmente na Super Rádio Tupi com comando de diversos comunicadores como MARDEN BARCELLOS, PAULO BARBOSA, ROBERTO CANÁZIO, HAROLDO DE ANDRADE Jr, e FRANCISCO BARBOSA, durante cerca de quase 30 anos.

Debatedor do PROGRAMA HAROLDO DE ANDRADE na LIVE TV.

Participação constante no programa CELESTE MARIA RECEBE na Rede NGT de Televisão. Algumas das participações podem ser vistas na aba de Vídeos do site.

 

O Desembargador

CURRICULUM VITAE

DESEMBARGADOR

ANTONIO JOSÉ FERREIRA CARVALHO

  1. a. QUALIFICAÇÃO: brasileiro, casado, natural de Salvador, Estado da Bahia, nascido aos 22 de março de 1946, filho de João Teixeira de Carvalho Filho e Nilza Ferreira Carvalho, magistrado, escritor e professor. ESPOSA: Tatiana Soares Carvalho (estilista)
    FILHOS: Alana de Vasconcellos Carvalho (advogada/corretora de imóveis), Antonio José Ferreira Carvalho Júnior (advogado), Juliana Teixeira Brochado de Carvalho (gastrônoma), Arthur José Ferreira Carvalho (administrador de empresas e técnico de voleibol), Giovanna Soares Carvalho (estudante)                
  1. CURSOS: a) 1º Grau (primário) : Colégio Oito de Setembro (Salvador – BA);  b)  1º Grau (ginásio) : Colégio Carneiro Ribeiro (Salvador – BA) ;  c) 2º Grau (clássico) : Colégio Anglo-Americano (RJ) ; d) Superior:  Administração de Empresas (incompleto) : Faculdade Moraes Júnior ; Direito:  Faculdade de Direito Cândido Mendes (RJ)  (concluído em 20/12/1968) ; e) Extensão Universitária: Medicina Legal aplicada ao Direito Penal (1965) – Faculdade de Direito Cândido Mendes (RJ) ;  Curso de Derecho Comparado : Universidad de Baleares (Palma de Mallorca – España) (1979) ; f) Seminário de Estudos Objetivos da Organização Judiciária: Corregedoria Geral da Justiça – RJ e Instituto dos Magistrados do Brasil (1984) ;  h) Seminário de Direito Penal e Processo Penal : Associação dos Magistrados do Brasil (1984) ; i) II Simpósio do Novo Código Penal – Instituto dos Magistrados do Brasil  (1984) ; II Encontro dos Magistrados do Brasil (1986);  j) I Encontro Nacional de Magistrados das Justiças Militares Estaduais  (SP, 1990) ; k) II Encontro Nacional de Magistrados das Justiças Militares Estaduais (RJ, setembro, 1990) ; l) III Encontro Nacional de Magistrados das Justiças Militares Estaduais (Campo Grande – MS, junho, 1992); m) Congresso Nacional da Magistratura (Salvador-BA, setembro, 2003); n) Seminário Questões Jurídicas Relevantes no Transporte Coletivo – EMERJ (Mangaratiba, junho, 2008)(Mangaratiba, 2010); o) Seminário sobre Propriedade Industrial (Angra dos Reis, jul/agosto, 2010); Seminário Experiência da Concessão do Metrô-Rio (Teresópolis, setembro, 2010).
  1. OBRAS PUBLICADAS: “O Condomínio na Prática” – Ed. Lumen Juris (8ª edição: 1980 / 1984 / 1987 / 1990 / 1993 / 1997 / 1999 / 2004) ;  “Estudos de Direito Imobiliário” – Ed. Liber Juris (1986);  “Ementário de Jurisprudência Penal Militar – Arquivos da AJMERJ”  (vols. 01 a 06) – Ed. AJMERJ;  “Jurisprudência Penal Militar” – Ed. Lumen Juris (1995) ;  “Pedaços de Vida” – Ed. Muiraquitã  (1999); “Passeando pela Vida” (ou “A Última Ceia e outras estórias”) – Ed. J&C (2013);   Monografia : “Carta Aberta aos Senhores Senadores: Disciplina do Condomínio Especial no Projeto de Lei nº 634-B, de 1975 – Novo Código Civil Brasileiro” (veiculada pela ABADI e Ed. Liber Juris) ; Sentenças incluídas nos vol. VI, VII e VIII da coleção “Direito  Concreto” (ed. IMB / Freitas Bastos) ; “A Toga e a Lira” – vol. II (ed. IMB) – poemas incluídos; Antologia Dell’Secchi (vol. 15) – 2005;  Artigos:  mais de uma centena de  artigos jurídicos publicados pelo “Jornal do Brasil”, no encarte “Boletim ABADI”, “Jornal do Commércio”, “Revista Brasil Rotário” , “Revista Direito Militar” da AMAJME, Jornais “A Nação”, “Argumento”, “Revista do Grande Meyer”, Revista “Agito Rio” e Revista “Cidadania & Justiça”; Revista “Fórum” e Revista “In Verbis”;  Crônicas: várias crônicas publicadas na imprensa ; Citações nominais das obras em acórdãos e sentenças dos Tribunais de Justiça dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul em publicações e sentenças dos Tribunais de Justiça dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul e em outras publicações e petições de advogados; citação de diversos acórdãos em decisões monocráticas de Tribunais de Justiça. 
  1. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS NO EXERCÍCIO DA MAGISTRATURA: aprovado em Concurso Público de Provas e Títulos , sendo empossado em 09 de outubro de 1984, tendo, até esta data, exercido as seguintes funções: Juiz de Direito das 1ª e 2ª Varas Cíveis e da Vara Criminal da Comarca de Magé ;  Juiz de Direito da Comarca de Rio Bonito ;  Juiz de Direito da Comarca de Cachoeiras de Macacu ;  Juiz Eleitoral das Comarcas de Magé, Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu ;  Juiz Presidente das Comissões de Correição do Ofício de Registro Civil do 5º Distrito da Comarca de Magé e do 1º Distrito da Comarca de Rio Bonito.

Promovido em 30 de janeiro de 1987 para o cargo de 30º Juiz de Direito da Região Judiciária Especial (Capital), passando a exercer as seguintes funções:  Juiz de Direito das 1ª e 2ª Varas Cíveis e da 2ª Vara Criminal de Madureira ;  Juiz de Direito das 1ª e 2ª Varas Criminais e da 2ª Vara Cível de Jacarepaguá ;  Juiz de Direito da 1ª e 2ª Varas Criminais e da 1ª Vara Cível de Campo Grande ;  Juiz de Direito das 1ª,  2ª, 3ª, 9ª e 10ª Varas de Fazenda Pública;  Juiz de Direito das 3ª, 14ª e 16ª Varas de Família ;  Juiz de Direito das 1ª, 23ª,  27ª e 33ª Varas Cíveis e das 5ª e 33ª Varas Criminais ;  Juiz de Direito das 5ª, 6ª, 22ª, 23ª, 24ª e 7ª Zonas do Registro Civil;  Juiz de Direito Presidente do Juizado Especial de Pequenas Causas;  Juiz de Direito da Auditoria  de Justiça Militar do Estado do Rio de Janeiro, no período de maio de 1988 a fevereiro de 1993.

Promovido a Juiz de Direito de Entrância Especial, por merecimento, foi Titular da 1ª Vara Cível de Campo Grande / RJ (julho, 1993);  removido, a pedido, para a 2ª Vara Criminal da Ilha do Governador e XX Juizado Especial Criminal (adjunto) (março, 1996);  Juiz Presidente de Comissões de Correição;  Juiz Titular da 190ª Zona Eleitoral (de 1998 a 2003);  acumulações eventuais com a 1ª Vara Criminal da Ilha do Governador , com a 1ª Vara de Família da Ilha do Governador e 1ª Vara Cível da Ilha do Governador.

Promovido a Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro em 07 de junho de 2004, tendo assento na 2ª Câmara Criminal, após passagens pela 14ª Câmara Cível e 5ª Câmara Criminal.

Integrante efetivo da Seção Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desde o ano de 2010 até a sua extinção.

Integrante do 1º Grupo de Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (2º em antiguidade).

Presidente da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desde 31 de julho de 2011 até 04 de fevereiro de 2019.

Integrante do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (2015/2017).

  1. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS ANTERIORES: ex-advogado militante nas áreas Cível, Família e Imobiliária;  ex-corretor de imóveis;  ex-professor dos cursos de Direito Imobiliário da Fundação Getúlio Vargas;  ex-professor das disciplinas Direito Usual e Prática de Escritório e Escrituração Mercantil do Colégio Comunitário Comercial “Moniz de Aragão” – RJ;  ex-radialista.
  1. CONFERÊNCIAS, PALESTRAS E PARTICIPAÇÕES EM SEMINÁRIOS E SIMPÓSIOS: I Congresso dos Profissionais do Mercado Imobiliário : Faculdade Estácio de Sá – RJ (1984) ; Seminário sobre o Projeto do Novo Código Civil : SECOVI – SP (1984);  I Encontro Nacional de Síndicos de Condomínios Imobiliários : Faculdade Estácio de Sá – RJ (1984) ; Cursos para Atualização de Síndicos : ABADI (vários) ;  Curso Superior de Bombeiro Militar : CSBM do Corpo de Bombeiros – RJ (1988) ;  Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças:  CFAP do Corpo de Bombeiros – RJ (1989) ; Curso Superior de Polícia Militar : CSPM da Escola Superior de Polícia Militar – RJ  – ESPM (1990 e 1991); Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais :  CAO da Escola Superior da Polícia Militar – RJ – ESPM (1991) ; Curso de Perícia Criminal do Núcleo de Criminalística da ESFO : Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar – RJ (1990); Palestras na ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis e em diversas Unidades do Rotary Club; Seminário “Questões Jurídicas Relevantes no Transporte Coletivo”, Mangaratiba-RJ (junho, 2008) (setembro, 2010); XXII Congresso Nacional da ABRAMINJ “A Maioridade do Estatuto da Criança e do Adolescente – Prevenção, Avanços, Desafios e Mudanças” (novembro, 2008); Seminário Técnico-Jurídico sobre Seguros (outubro, 2010); Seminário “Justiça & Comunicação Social” (outubro, 2011); X Simpósio “Ética nos Relacionamentos do Setor Saúde (novembro, 2011), XII Simpósio “Ética nos Relacionamentos do Setor Saúde” (novembro, 2012); Seminário Questões Relevantes Jurídicas no Transporte Coletivo (IMB – FETRANSPOR) (novembro, 2015). 
  1. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES : ex-Diretor da AMAJME – Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais (de âmbito nacional, filiada a AMB);  Associado da AMB – Associação dos Magistrados do Brasil; Associado e Coordenador de Comunicação Social da AMAERJ – Associação  dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (2012/2014) (2016/2018); Associado e Diretor de Relações de Comunicação do IMB – Instituto dos Magistrados do Brasil (2008/2011) (2011/2013) (2013/2015);  sócio cooperador e membro do Conselho Deliberativo da ABI – Associação Brasileira de Imprensa (2014/2017);  Membro fundador da Academia Madureirense de Letras;   Membro correspondente da Academia Mageense de Letras; Associado da ANDES – Associação Nacional dos Desembargadores; participações em programas radiofônicos de debates nas rádios Tupi (Programas Francisco Barbosa e Haroldo de Andrade – Super Debate Tupi), Fluminense (Programa Claudia Cataldi), Bandeirantes (Programa Celeste Maria), Manchete (Programa Luiz Vieira), Continental, Carioca e Metropolitana e programas televisivos na Rede NGT (Canal 17 Net) (Programa “Celeste Maria Recebe”) e BAND (Programa Responsa Habilidade, de Claudia Cataldi); Sócio-Membro do Conselho Consultivo da ACAN – Associação Cultural do Arquivo Nacional;  Associado do Rotary-Clube-RJ-Méier (Companheiro “Paul Harris”); Membro da Confraria do Rádio – RJ; Membro do Conselho Editorial da Revista Agito Rio; Patrono da Fraternidade da Comunicação. 
  1. COMENDAS E HOMENAGENS RECEBIDAS: 1. Título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, outorgado pela Assembléia Legislativa (2007); 2. Título de Cidadão Honorário do Estado do Rio de Janeiro, outorgado pela Assembléia Legislativa (1988);  3.  Título  de Cidadão Honorário de Magé, outorgado pela Câmara Municipal (1985);  4.  Titulo de Cidadão Honorário de Rio Bonito, outorgado pela Câmara Municipal (1987);  5. Título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro, outorgado pela Câmara Municipal (1993);  6. Título de Cidadão Honorário do Município de São João de Meriti (2001);  7.  Medalha “Tiradentes”, outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, por ocasião do bicentenário da morte do Mártir da Independência ;  8. Conjunto de Medalhas “Pedro Ernesto”, outorgada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro (1992);  9.  Medalha do Mérito “Avante Bombeiro”, outorgada pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (1989);  10. Medalhão Comemorativo do Bicentenário da Justiça Militar da União (dezembro, 2008); 11.  Medalha Mérito “Dom João VI”, outorgada pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (1990); 12. Medalha da Ordem do Mérito Policial Militar da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, no Grau Comendador (dezembro, 2008); 13. Título e Medalha de Cavaleiro Honorário do Regimento de Polícia Montada Eny Cony dos Santos, da Polícia Militar – RJ (1989); 14. Medalha “Francisco Chermont” outorgada pela 35ª Subseção da OAB/RJ-Rio Bonito (2006); 15. Troféu “Dom Quixote” outorgado pela Confraria “Dom Quixote” e Revista “Justiça & Cidadania” às personalidades que se destacaram na defesa da ética e da justiça (XXIII edição) (2013);  16. Medalha do Mérito Adesganiano, concedida pelo Conselho Superior da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (2015);  17. Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar no grau Alta Distinção, outorgado pelo Superior Tribunal Militar (2016);  18.  Colaborador Emérito da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais – ESFAO (1990) e do Grupamento de Busca e Salvamento – GBS (1989), ambos do Corpo de Bombeiros – RJ ;  19.  Moções de Congratulações e Aplausos:  a)  da Câmara Municipal de Rio Bonito, pelo trabalho desenvolvido como Juiz Eleitoral, em 1986;  b) da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, pelo trabalho desenvolvido como Juiz de Direito da Auditoria de Justiça Militar / RJ;  c) da Câmara Municipal de Cabo Frio, em razão de palestras proferidas no Sindicato dos Advogados da Região dos Lagos, d) da Câmara Municipal de Rio Bonito, pelo recebimento do Título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro (1993) e e) pela assunção à Presidência da 2ª Câmara Criminal do TJERJ;  20.  Homenagem da 35ª Subseção da OAB/RJ, por ocasião da reinauguração do Fórum Admário Alves de Mendonça, em Rio Bonito (1986);   21. Título de Sócio Benemérito da Associação dos Servidores Militares do Estado do Rio de Janeiro (1991);    22.  Prêmio LIONS de Cultura Jurídica, outorgado pela Associação Internacional de Lions Clubes  –  Lions Clube RJ – Ilha do Governador (maio, 1997);   23.  Personalidade do Ano, período 2001/2002 – Lions Clube RJ – Ilha do Governador (julho, 2002);  24.  Moção de Honra – Personalidade do Ano 2002 – Ordem dos Advogados do Brasil – 33ª Subseção Ilha do Governador-RJ (agosto, 2002);  25.  Diplomas por Relevantes Serviços Prestados, outorgados pelos 5º, 12º, 13º, 14º, 15º, 17º, 18º, 19º, 22º e 23º Batalhões e da 8ª Cia. Independente, todos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro;    26.  Moção de agradecimento da Universidade de Força Aérea do Ministério da Aeronáutica, por palestras proferidas (1994);  27. Moção de aplausos da 35ª Subseção da OAB/RJ pela promoção ao cargo de Desembargador (2004);  28.  Placas Comemorativas e de Agradecimento recebidas do Batalhão de Polícia de Choque, da Escola Superior de Formação de Oficiais, todos da Polícia Militar/RJ, do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro, dentre outras. 29. Homenagem do Banco de Alimentos das Unidades Rotárias do Distrito 4570 que deram à sala onde funciona o nome de “Juiz Antonio José Ferreira Carvalho”, do qual é Benemérito; 30. Homenagens da Revista Agito Rio pelas colunas Enfoque e Agito na Magistratura (março, 2008) e pelos quatros anos de sucesso da coluna “Agito na Magistratura” (setembro, 2011); 31. Prêmio Louvor Ame o Próximo, outorgado pela Rádio Web Arroz com Feijão (dezembro, 2009); 32. Diploma do Mérito Cívico, concedido pela Liga da Defesa Nacional (dezembro, 2009); 33. Diploma “Orgulho Carioca” concedido pela Faculdade de Jornalismo “Pinheiro Guimarães” (setembro, 2011); 34. Escolhido Patrono da “Fraternidade da Comunicação” (janeiro, 2019).